
Thatiane Thomazeto
PSICOLOGA COMPORTAMENTAL




CRP:.06/116620
O que é terapia comportamental?
A terapia comportamental preocupa-se tanto com que as pessoas fazem quanto com o que elas sentem. A terapia comportamental nos ajuda a entender que o que é sentido não é um “sentimento”, mas um estado do corpo. Nós não choramos porque estamos tristes ou sentimos tristeza porque choramos, nós choramos e sentimos tristeza porque aconteceu alguma coisa.
A posição do terapeuta comportamental é: prestar atenção nos eventos ambientais antecedentes para explicar o que esta pessoa faz e o que sente quando faz alguma coisa.
Para cada sentimento existe alguma situação que ocorreu anteriormente que provocou este estado. A terapia comportamental se interessa por essa situação anterior, e assim promover as mudanças para ajudar esta pessoa a superar suas dificuldades.
A terapia comportamental é acima de tudo, um processo de aprendizagem sobre você mesmo e como desenvolver novos comportamentos. É a forma de aumentar sua capacidade de agir da forma que você quer agir.
O que faz psicólogo comportamental?
Além de ouvir, analisar e interpretar o que o cliente lhe diz, ele ensina estratégias de comportamento que poderão produzir mudanças na vida de seus clientes.
A psicoterapia em geral se preocupa com sentimentos, ansiedade, medo, raiva, etc.
Mas um ponto importante da terapia comportamental é que ela nos mostra que um comportamento tem mais probabilidade de ser repetido quando a pessoa é reforçada positivamente. Quando dizemos que fazemos algo “com a intenção de produzir um dado efeito”, estamos atribuindo nosso comportamento a alguma coisa localizada no futuro, mas o comportamento deve-se mais ao que aconteceu no passado do que ao que vai acontecer no futuro.
Busca do verdadeiro eu
A psicoterapia ajudará o cliente a compreender-se, entender porque faz o que faz e encontrar caminhos para fazer as coisas de modo diferente e melhor. É um momento onde poderá “limpar” as influencias negativas e ajudará a encontrar uma forma de ser apenas você mesmo, ou seja, não ter sua ações contaminadas por medos, ansiedades e outras influencias.
Para quais casos a terapia comportamental é indicada
Transtornos do humor, como a depressão. Transtornos de ansiedade como a síndrome do pânico, TOC, transtornos psicossomáticos e alimentares como a obesidade, anorexia e bulimia. Transtornos psicossociais, timidez, e em todos os casos onde fez necessário a modificação de comportamentos.
